LAVANDA É UM PRESENTE DIVINO NA NATUREZA

novembro 08, 2018


Resultado de imagem para lavanda planta
Você sabia que a lavanda é uma planta muito conhecida, principalmente pelo seu óleo essencial? Ele pode ser utilizado na medicina, na cosmética e perfumaria e o melhor de tudo é que não há contraindicações ou efeitos colaterais, o óleo essencial pode ser usado por qualquer um, em crianças, idosos, grávidas, diabéticos, hipertensos e até em animais.
Esse óleo é um líquido que é extraído a partir da destilação das flores da lavanda. Além de produzir um aroma muito agradável, ele conta ainda com uma grande quantidade de propriedades que ajudam a melhorar a saúde, favorecem o bem-estar do corpo e da mente e melhoram a qualidade de vida.
A lavanda é uma planta nativa da região do mediterrâneo e seu uso é muito antigo na indústria de perfumaria, medicamentos e alimentos. Esta é a planta mais conhecida e também a mais estudada da Aromaterapia. Entre os nomes populares mais comuns temos a alfazema e lavanda. Na aromaterapia os nomes são Lavandula officinalis, Lavandula angustifólia ou Lavandula vera.

Resultado de imagem para lavanda planta

COMO IDENTIFICAR SUAS CARACTERÍSTICAS?

As flores da lavanda são lilás e suas folhas são cobertas com um revestimento de cor prata. Na França é possível encontra-la nos campos, tingindo a paisagem de lilás, já em São Paulo a lavanda não dá tantas flores e estas possuem uma coloração mais clara. Ela pode ser cultivada dentro de casa, o que garante bons remédios caseiros e também tratamentos para diversas doenças.

Lavanda

COMO USAR E SUAS PROPRIEDADES?

A composição química da lavanda é muito complexa e possui diversas propriedades terapêuticas, entre elas temos as propriedades anti-inflamatória, analgésica, antidepressiva, antirreumática, antiespasmódica, cicatrizante, inseticida e tônico.
Devido a essa grande quantidade de propriedades, a lavanda pode ser usada para tratar muitos distúrbios: problemas de pele (como a acne, o pé de atleta, bolhas e caspa), dores musculares e reumatismo, asma e bronquite, cólicas abdominais e TPM, dor ciática, depressão e stress.
As flores da lavanda possuem tanino, sais minerais e óleos essenciais que têm poder antisséptico, calmante e de cura, podendo ainda ajudar a estimular o sistema nervoso. O chá das flores de lavanda é usado para tratar problemas digestivos, dores de cabeça, hipertensão, insônia, problemas cardíacos, náusea e distúrbios respiratórios.

O óleo essencial de lavanda é indicado para a desinfecção de feridas. Caso seja uma queimadura, o ideal é misturar algumas gotas de água mineral e umedecer a área afetada. Esse óleo também pode ser usado para massagens para aliviar dores no corpo.
Ao adicionar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro é possível aliviar a insônia e o stress. Nos tratamentos de beleza é muito útil para o cuidado da pele oleosa e acne. Também é usado em massagem para fortalecer o couro cabeludo.
O vinagre de lavanda é ótimo para o tratamento de constipações e febres, também pode ser usado para massagem em pessoas com problemas reumáticos.

Resultado de imagem para lavanda planta

Me conta nos comentários se você conhecia todos esses multibenefícios dessa planta? tem algum produto a base de lavanda em casa ? Já pensou em cultivar na sua residência? Eu tenho uma linha de cuidados para o corpo a base de lavanda inclusive já falei dela aqui no blog, tem resenha completa da linha botica lavanda de Bio Extratus, uso muito no meu spa day /rotina de beleza em casa (clique aqui para ler) e também tem vídeo no canal, deixei abaixo pra você assistir é só clicar.


Eaiií cê ta feliz? hahahaha
Porque você estar feliz é o que importaaa!
Espero de coração que meu post seja útil para você em algum aspeto da sua vida afinal, a planta lavanda é ou não é um presente divino na natureza? Risos e XO.

Talvez também lhe interesse

0 comentários